Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
A brincar aprendo matemática
A matemática está presente na vida da criança desde muito cedo.
Através de atividades lúdicas e prazerosas ela desenvolve conceitos matemáticos ao comparar, organizar, ordenar e seriar os seus próprios brinquedos, entrando assim de forma espontânea e natural, em atividade lógico-matemática.
Em contexto escolar, a criança manifesta desde logo muito interesse pelo saber, pela exploração e pela experimentação.
Ao proporcionar-lhe atividades lúdicas e pedagógicas, a escola desenvolve as suas capacidades físicas, emocionais, cognitivas e uma maior interação com o mundo que a rodeia.
Desenvolvimento do projeto:
O projeto surgiu do conhecimento e da consciência de que a criança, estando em formação, necessita de desenvolver competências lógico-matemáticas, estruturar o seu pensamento de forma a adquirir valências na sua vida do dia a dia e nas aprendizagens futuras.
Assim, ao longo do ano letivo, foi proporcionado às crianças vivenciar situações que lhes permitiram explorar, manipular e observar características e propriedades dos mais variados materiais, de modo a desenvolver capacidades para resolver problemas, desenvolver raciocínio lógico e confrontar com os seus pares experiências e ideias matemáticas.
Recursos
Para trabalhar os conceitos matemáticos recorreu-se a materiais manipuláveis que permitiram uma abordagem mais viva e intensa, com a preocupação de que as ideias abstratas tivessem mais significado/tradução através de experiências com objetos reais e manipuláveis.
Assim, recorreu-se a materiais estruturados e materiais não estruturados, ambos facilitadores das aprendizagens e da compreensão dos conceitos matemáticos.
Material não estruturado
No Colégio, existe material diverso que, não estando identificado para trabalhar conceitos matemáticos, está à disposição da criança para, na sala de aula, o usar no seu dia a dia com imaginação e criatividade.
A educadora utilizou, no decorrer do ano letivo, para explorar os conceitos matemáticos, material lúdico da sala de aula e criou o seu próprio material recorrendo a objetos práticos com valências interessantes para exploração dos conceitos.
Material Estruturado
A utilização de material clássico e intemporal, criado por pedagogos para o ensino da matemática, que apresentam conceções matemáticas já determinadas enriqueceu muitas das abordagens realizadas.
Estes materiais manipuláveis, de caráter estruturado para o ensino da matemática, compreendem dois tipos de abordagens:
Primeira fase – manipulação e conhecimento físico do material. Os alunos manipularam e experimentaram livremente, desenvolvendo a atenção, imaginação, criatividade e a motricidade fina através das suas construções espaciais.
Segunda fase – fase da sistematização dos conceitos matemáticos segundo as orientações e sugestões de abordagem, implícitos no próprio material.
Utilização de blocos lógicos
As crianças desenvolveram o raciocínio e organizaram o pensamento assimilando os conceitos básicos em quatro especialidades:
Forma, cor, tamanho, espessura.
Utilização de calculadores multibásicos
Este material permitiu desenvolver a capacidade de resolução de problemas lógicos, associação e comparação, contagem e quantidades, ordenação e orientação espacial.
Cuisenaire
Material adequado e utilizado, no decorrer do ano letivo, para aquisição progressiva das competências numéricas. Permitiram as primeiras abordagens à noção de número, quantidades e medidas. Possibilitaram efetuar pequenos cálculos mentais, resolvendo situações problemáticas.
‘’ A verdade matemática deve saltar dos dedos dos alunos através de múltiplas e variadas experiências’’
Prof. Nabais (1986)