Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
A Viagem ao Zoo de Lagos,
Chegou o dia de ir, de autocarro, ao Zoo de Lagos. Muita ansiedade, vontade de embarcar e de nos dirigirmos ao destino. Afinal, um passeio com os amigos da Escola num local cheio de animais não é todos os dias.
O dia não começou bem. Os autocarros que se apresentaram no Externato não cumpriam os requisitos previamente solicitados. Após conversa com os nossos parceiros da “EVA” foram-nos disponibilizados outros veículos. Fomos às Gambelas (parque da transportadora) e, sem demoras, procedemos à troca.
A viagem demorou um pouco mais de 1h. Começou cheia de entusiasmo: “a minha tia vive ali”, “aqui é o castelo da Via do Infante”, “já passei nesta rua com a minha mãe”, “estamos mais altos do que no carro do meu pai” e o habitual “quando é que chegamos?!?”. A energia e as gargalhadas mantiveram-se até ao destino.
Chegando ao Zoo de Lagos começaram os primeiros esgares de espanto. O espaço é atrativo e bem cuidado. Os macacos, do alto das suas torres, fizeram soltar os primeiros gritos de excitação.
Passava das 10h e fomos lanchar. Um espaço à sombra com mesas. Muita areia no chão que se revelou um atrativo irresistível. Os lanches e almoços são sempre momentos especiais nestes dias. Afinal, comem a “comida de casa” num dia em que a tolerância para as guloseimas é inevitavelmente maior!
Cerca das 10h30m, mais ou menos, começamos a visita ao Zoo. Os flamingos vermelhos, as araras do filme “Blue”, os jacarés que “não se mexem”, o hipopótamo anão que parece um porco, os tapir e os tucanos. Vimos também os morcegos gigantes, pendurados de pernas para o ar e que “fazem xixi em cima da cabeça das pessoas”. Muitas perguntas a que íamos respondendo, às vezes com dificuldade. Muitas aves de muitas latitudes e com cores diferentes. A ilha dos macacos foi uma excitação: os macaquinhos bebés, agarrados às costas das mães no alto das árvores, provocaram o espanto de muitos: “como é que eles não caiem?”. Ah! não esquecer os cangurus, os lamas e os pinguins que, vistos em “carne e osso”, preenchem o imaginário das crianças!
Cerca das 12h30 a fome já apertava. Fomos almoçar. As crianças exibiam os seus alimentos preferidos e comeram com gosto! Muita água num dia quente.
Às 14h fomos realizar a atividade “Uma aventura na quinta”. Para além de conhecermos os animais da quinta (patos, gansos, galinhas, vacas/bois, burros, cabras e ovelhas) foi possível todas as crianças participarem na alimentação dos animais. Foi um momento de muita agitação, com os animais a comerem diretamente das mãos das crianças (como habitual nestes parques). As caras de alegria e de deslumbramento (pela novidade da experiência) foram uma excelente recompensa para um dia que já ia longo!!
Iniciámos o regresso. A viagem foi tranquila e sem grandes novidades. Alguns dormiram e outros continuaram na conversa.
Chegámos ao Colégio, cansados de um dia em cheio!!