Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
A criança de 5 anos está mais segura e revela mais confiança e uma grande motivação para aprender. Ao longo deste ano continuaremos a estimular os nossos alunos com o propósito de lhes disponibilizarmos ferramentas comportamentais, emocionais e letivas que as estruturem e habilitem a enfrentar, de forma tranquila e serena, os desafios que a Escolaridade implica.
Entre os 5 e os 6 anos as crianças apresentam um conjunto de características que constituem a referência inicial para o trabalho a desenvolver:
- A preferência manual está, na maior parte das crianças, estabelecida.
- É mais autónoma na realização de tarefas do quotidiano.
- Apresenta hábitos alimentares mais seletos, identificando o que gosta e rejeitando muitas vezes os alimentos que julga que não gosta.
- Fala fluentemente, utilizando quase corretamente o plural, os pronomes e por vezes também os tempos verbais.
- Demonstra grande interesse pelas palavras e pela linguagem.
- O desenvolvimento da imaginação e da criatividade leva facilmente a efabulações fantásticas e inverosímeis.
- Segue instruções e aceita supervisão.
- Conhece as cores e os números e domina os conceitos de “antes” e “depois”, “em cima” e “em baixo”, bem como a noção de tempo: “ontem”, “hoje”, “amanhã”.
- Tem capacidade para memorizar histórias e reconta-las.
- Para a maior parte das crianças a mãe é ainda o centro do seu mundo.
- Copia os adultos.
- Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão e orientação;
- Começa a ser capaz, de forma autónoma e de sua iniciativa, de esperar pela sua vez e de partilhar.
- Conhece as diferenças de sexo.
- Começa a interessar-se por questões novas.
- Não sendo uma fase de muitas inseguranças podem apresentar alguns medos novos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal.
- Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros.
- Envergonha-se facilmente.
- Tem uma grande preocupação em fazer as coisas bem e em cumprir com as expectativas, o que pode levar a criança a, por vezes, mentir ou culpar os outros de comportamentos que sabe reprováveis.
As atividades de início de ano letivo permitiram, no essencial, uma correta adaptação dos alunos a um contexto educativo que conhecem e que vem dar sequência às aprendizagens anteriores. Temos, contudo, de perceber que o fim das férias e o regresso à Escola implicam, por vezes, um esforço de adequação – a que devemos estar atentos – a uma realidade mais exigente e rigorosa.
Retratamos fotograficamente algumas atividades de início de ano letivo.
– Matiné com pipocas e refrescos.
– Construção de papagaio para brincar (resultado final do trabalho).
– Primeiros trabalhos e exercícios.