Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
Regressámos – ao fim de quase 2 anos – com os alunos do 1º ano ao Museu Regional para participarmos na atividade “Salineiras”.
Percebemos, vimos e ouvimos como se extrai o sal do mar, numa apresentação muito prática e com recurso a dispositivos multimédia. Os alunos puderam observar colegas, vestidos a rigor, a simular a arte de recolher e transportar o sal com as ferramentas e as roupas próprias para o efeito.
Percebemos também a importância do sal e a sua utilização na conservação dos alimentos, em especial noutros tempos em que não havia frigoríficos. A extração do sal da água do mar depende do sol e da evaporação e é por isso que o Algarve (e a Ria Formosa) se constitui como um local privilegiado para essa atividade.
A excitação e a atenção que os alunos colocam nas atividades fora da Escola dão-nos a convicção que tocar, ver e sentir os conteúdos aprendidos são um estímulo importante na consolidação de conhecimentos. Aprendem de forma diferente, menos formatada à sala de aula, saem do ambiente escolar, exploraram novos ambientes e formam-se civicamente com as regras de comportamento e de socialização próprias das saídas em grupo.
Além do mais, as visitas de estudo estão para as crianças como os dias de festa: são um escape à rotina e uma forma divertida de interiorizarem conhecimento. No final pintámos o sal. Percebemos que o sal absorve os líquidos e se lhe juntarmos cores diferentes obtemos lindas decorações. Enchemos um frasco com sal colorido, que ficará na sala de aula para nos lembrarmos deste dia.