Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
Para os alunos novos os primeiros dias de Escola são sempre especiais. A ansiedade de crianças e familiares está, quase sempre, presente nos processos de adaptação e integração. É, de alguma forma, inevitável. A criança vive um momento delicado, pois tem que aprender, de uma só vez, a afastar-se do convívio familiar e a criar novas relações afetivas. A emoção das primeiras separações num contexto novo e desconhecido é muito forte e difícil de gerir.
Chegar pela primeira vez a um lugar novo, com caras novas e rotinas diferentes é difícil para adultos. Também o é, e de forma bastante mais sentida, para as crianças. Conhecer esse lugar, torná-lo próprio, chegar a desfrutá-lo é um processo em que cada criança leva o seu tempo e reage de forma singular.
Durante o período de adaptação cada família – dos novos alunos – deverá criar vínculos de confiança com a Escola, com as educadoras e auxiliares que cuidam dos seus filhos e, ao fazê-lo, transmitir uma segurança crescente às suas crianças. Não se pode falar da adaptação de uma maneira geral e universal, não podemos comparar a adaptação entre umas crianças e outras nem pré-estabelecer como será e quanto durará este período. Cada criança, cada família, cada grupo levará a cabo esse caminho próprio até à integração e à autonomia, aceitando os tempos particulares, os progressos, as frustrações, as dúvida, os êxitos, as inquietudes e os sucessos …
As experiências, vivências e brincadeiras nas salas do pré-escolar são fundamentais para processos mais rápidos e menos angustiantes. A rápida noção, que queremos que as nossas crianças desenvolvam, que a escola é um local de coisas novas e entusiasmantes é decisivo para as primeiras adaptações.