Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
No âmbito da “semana da brincadeira” promovemos a vinda ao Externato Menino Jesus de um artesão que trabalhou com todos os alunos (pré-escolar e 1º ciclo) na construção de brinquedos em cana.
O artesanato é uma atividade corrente na serra algarvia. A maioria dos ofícios dão continuidade a uma tradição longamente enraizada. Foi para descobrirmos o trabalho em cana, associado às brincadeiras infantis, que recebemos um artesão que entusiasmou os alunos. Todas as crianças construíram um “cartaxinho” (instrumento musical que imita o som de um pássaro com o mesmo nome) e puderam observar e manusear outros brinquedos, igualmente realizados em cana: arco e flechas, pífaros, apitos, reco-recos, espingardas, gaiolas de grilo e até a estrutura dos papagaios de papel ou telefone de cordel.
A cana, abundante junto aos cursos de água e fácil de trabalhar, tem no Algarve inúmeros usos ligados às actividades rurais. É utilizada no varejo e na apanha de frutos secos e da azeitona, nas hortas para sustentar o crescimento de tomates e leguminosas, e é com as suas ripas que os cesteiros fazem canastras e cestos para diversos fins, como por exemplo o transporte e armazenamento de frutos secos. Antigamente, no período das ceifas, eram de cana as dedeiras utilizadas pelas ceifeiras para proteger os dedos de algum desvio da foice. Na área da construção tradicional, são conhecidos os telhados de caniço na cobertura interior da habitação.
Hoje, os brinquedos vêm praticamente prontos, bastando – muitas vezes – apertar um botão para colocá-los em ação. A noção que, no passado, a construção dos próprios brinquedos era por vezes a única solução possível ajudou a colocar todas estas realidades em perspectiva e contribuiu, sem dúvida, para valorizar as artes manuais (artesanato) na construção dos brinquedos. Foi muito interessante perceber o entusiasmo que muitos dos brinquedos apresentados provocaram nas nossas crianças.
Abaixo publicamos algumas fotos da atividade realizada: