Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
Os nossos alunos do ensino pré-escolar (3, 4 e 5 anos) deslocaram-se, no dia 22 de Março, ao Teatro das figuras para assistirem a um concerto pedagógico interpretado pela Orquestra Clássica do Sul.
Sabemos que é por meio da experiência e da observação que a criança constrói o conhecimento, reestrutura os esquemas de pensamento e potencia o seu desenvolvimento intelectual. Os concertos pedagógicos permitem aos nossos alunos conhecer, de forma gradual e ajustada às suas faixas etárias, os instrumentos que constituem uma orquestra, a respetiva sonoridade, e escutar algumas obras de compositores de referência.
Ficámos a saber que os instrumentos utilizados na Orquestra Clássica do Sul dividem-se em:
Cordas – Os violinos, as violas, violoncelos e contrabaixos.
Madeiras – As flautas, oboés, clarinetes e fagotes.
Metais – Trompas e trompetes.
Percussões – Tímpanos, triângulo e xilofone.
Os nossos alunos tiveram a oportunidade de ouvir individualmente cada instrumento, e depois perceber como funcionam em conjunto. O maestro – que apresentou o concerto – dirigiu-se à plateia muitas vezes para dar explicações sobre cada conjunto de instrumentos e sobre as músicas interpretadas.
A atenção que as nossas crianças demonstraram foi bem o reflexo do interesse que têm em experiências desta natureza. Os processos educativos não se esgotam num determinado momento ou iniciativa. São continuados no tempo e consolidados em função das experiências reiteradas que vamos proporcionando às nossas crianças.
Os estudos têm demonstrado que a música estimula a aprendizagem letiva, o raciocínio lógico e abstrato e a memória. De facto, cada vez mais, a música é introduzida na educação infantil, em meios de ensino pré-escolar e escolar, e isto explica-se não só pelo seu caráter lúdico (muito apelativo para as crianças) mas também pelo seu potencial de estímulo às aprendizagens e ao desenvolvimento das suas competências cognitivas.