O Externato Menino Jesus associou-se hoje, pelas 10h13m, a uma iniciativa nacional desenvolvida pela ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) e que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que devemos adoptar para nossa segurança.
O exercício de proteção sísmica na escola implica a prática de 3 gestos simples:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
Todos os anos desenvolvemos esta temática através de exercícios súbitos de evacuação da Escola e/ou de proteção sísmica, que nos permitem corrigir processos internos, treinar alunos e adultos e sistematizar procedimentos de evacuação da Escola.
Algumas fotos do exercício de proteção sísmica podem ser visionadas aqui.
Os conteúdos desenvolvidos, adaptados e corrigidos em função das diferentes idades, são os abaixo descriminados:
DURANTE UM SISMO:
SE ESTIVER DENTRO DE CASA OU DE QUALQUER OUTRO EDIFÍCIO, O QUE DEVO FAZER?
SE ESTIVERES NUM DOS ANDARES SUPERIORES, NÃO TE PRECIPITES PARA AS ESCADAS E NUNCA UTILIZES OS ELEVADORES. ABRIGA-TE NO VÃO DE UMA PORTA INTERIOR, NOS CANTOS DAS SALAS OU DEBAIXO DE UMA MESA OU CAMA. MANTÉM-TE AFASTADO DE JANELAS E ESPELHOS E TEM MUITO CUIDADO COM A QUEDA DE CANDEEIROS, MÓVEIS OU OUTROS OBJECTO.
EXECUTA OS 3 GESTOS DE PROTEÇÃO QUE PROTEGEM:
DURANTE UM SISMO É IMPORTANTE FICAR CALMO E PROTEGERMO-NOS DEBAIXO DE UMA MESA OU DA CAMA. POR ISSO DEVEMOS BAIXAR-NOS SOBRE OS JOELHOS, QUE É UMA POSIÇÃO QUE EVITA UMA QUEDA E PROTEGER A CABEÇA E O PESCOÇO COM OS BRAÇOS E AS MÃOS. POR FIM, AGUARDAR ATÉ QUE A TERRA PARE DE TREMER.

SE ESTIVER NA RUA O QUE DEVO FAZER?
DEVEMOS AFASTAR-NOS DE ÁRVORES, POSTES ELÉTRICOS, MUROS E EDIFÍCIOS. DEVEMOS TER CUIDADO COM OS CABOS DE ALTA TENSÃO CAÍDOS E COM OS OBJETOS QUE ESTEJAM EM CONTACTO COM ELES.
É IMPORTANTE PROCURAR UM LOCAL DISTANTE DOS EDIFÍCIOS COMO AS PRAÇAS, JARDINS OU AVENIDAS AMPLAS E SE VIVEMOS NO MEIO RURAL DEVEMOS DIRIGIR-NOS PARA UM DESCAMPADO.
AS RUAS DEVEM FICAR LIVRES PARA OS VEÍCULOS DE SOCORRO PASSAREM. MAS SE ESTIVERMOS A VIAJAR COM A FAMÍLIA É CONVENIENTE FICAR DENTRO DO CARRO E ESPERAR QUE TUDO ACALME ATÉ PODERMOS IR PARA UM LOCAL LONGE DOS EDIFÍCIOS.
LIGANDO O RÁDIO FICAMOS A CONHECER AS ORIENTAÇÕES DA PROTEÇÃO CIVIL E SE É POSSÍVEL VOLTAR PARA CASA.
SE NOS ENCONTRARMOS NA PRAIA QUANDO UM SISMO OCORRER É POSSÍVEL QUE SURJA UM TSUNAMI. É CONVENIENTE IR RAPIDAMENTE PARA UMA ZONA ALTA E AFASTADA DA COSTA. MAS SE ESTIVERMOS NUMA EMBARCAÇÃO DEVEMOS AFASTARMO-NOS DA COSTA E IR PARA O ALTO-MAR.
O QUE DEVO FAZER SE ESTIVER NUM LOCAL COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS?
FICA DENTRO DO EDIFÍCIO ATÉ O SISMO CESSAR, DEPOIS SAI COM CALMA, TENDO ATENÇÃO ÀS PAREDES, CHAMINÉS, FIOS ELÉCTRICOS, CANDEEIROS E OUTROS OBJECTO QUE POSSAM CAIR. DURANTE O SISMO, NÃO TE PRECIPITES PARA AS SAÍDAS. AS ESCADAS E PORTAS SÃO PONTOS QUE FACILMENTE SE ENCHEM DE ESCOMBROS E PODEM FICAR OBSTRUÍDOS POR PESSOAS QUE TENTEM DEIXAR O EDIFÍCIO.
DEPOIS DE UM SISMO, O QUE DEVO FAZER?
VAMOS CUIDAR DA NOSSA FAMÍLIA E DOS MAIS VULNERÁVEIS SE ESTIVERMOS EM CASA. NA ESCOLA VAMOS AJUDAR OS AMIGOS E OS PROFESSORES.
É IMPORTANTE AVALIAR COM ATENÇÃO O QUE SE PASSA À NOSSA VOLTA E NÃO NOS PRECIPITARMOS. SE FICARMOS PRESOS PODEMOS COMUNICAR COM O EXTERIOR BATENDO COM ALGUM OBJETO, USANDO UM APITO OU ATÉ O SOM DO TELEMÓVEL.
SE FOR NECESSÁRIO ABANDONAR O LOCAL, NÃO USAMOS O ELEVADOR MAS SIM AS ESCADAS. NO ENTANTO É PRECISO VERIFICAR SE ELAS RESISTEM AO PESO OU NÃO APRESENTAM RACHAS.
DEVEMOS CALÇAR BOTAS OU SAPATOS RESISTENTES POR CAUSA DOS DESTROÇOS, DOS VIDROS PARTIDOS E DOS CABOS DE ELETRICIDADE SOLTOS.
NÃO ESQUECER: É FREQUENTE EXISTIREM FUGAS DE GÁS APÓS UM SISMO, ENTÃO NÃO DEVEMOS ACENDER FÓSFOROS OU ISQUEIROS, NEM LIGAR O INTERRUPTOR MESMO QUE SEJA DE NOITE. VAMOS USAR UMA LANTERNA E CORTAR O GÁS, A ÁGUA E A ELETRICIDADE POR PRECAUÇÃO.