Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
“O outono transporta consigo os ventos da mudança que encerram um ciclo de vida e preparam o início de um outro. É na natureza que a mudança é mais evidente e o homem, como parte integrante dessa natureza, adapta-se. Colhe e amealha, prepara, transforma e enche a despensa”
As mudanças na temperatura, na luz e na paisagem são mágicas. Importa sensibilizar as crianças para estes acontecimentos, despertar-lhes a atenção e, com 4 anos, disponibilizar-lhes as explicações suficientes para que progressivamente entendam melhor o mundo que as rodeia. A curiosidade, o espírito crítico e o querer saber mais são aspetos que se devem estimular e promover. A abordagem de novas temáticas, com explicações plausíveis e entendíveis pelos alunos, fazem parte do desenvolvimento global que lhes queremos disponibilizar.
A chegada do outono foi abordada na sala dos 4 anos com recurso a elaboração de trabalhos plásticos, pesquisas de imagens, leitura de histórias sobre o outono, prova de frutos da época, confeção de doce de maçã e realização e exposição de trabalhos sobre o tema. O envolvimento e entusiasmo dos alunos foi uma constante. A diversidade das abordagens permitiu trabalhar o tema durante vários dias com a participação de todos. No final, o orgulho e a valorização do trabalho realizado, através da exposição realizada, foi motivo de satisfação para todos.
Projeto de sala: Olá outono!
Como Surgiu?
Surgiu em resultado da:
– Observação e registo diário do tempo;
– Observação das alterações climáticas;
– Observação das mudanças na natureza;
Conteúdos Conceituais:
Certezas:
– Sabemos que existem quatro estações do ano;
– Há diferenças visíveis entre o verão e o outono;
– Observamos folhas secas pelo ar;
– Menos luz do sol;
Dúvidas iniciais:
– Porque muda o tempo?
– Porque há 4 estações do ano?
– O que caracteriza o outono?
Conteúdos Procedimentais:
– Elaboração de trabalhos plásticos (rasgagem, colagem, picotagem, pintura e desenho) recorrendo ao uso de diversos materiais (palha, rolos de papel higiénico, tecido);
– Pesquisa de imagens em livros temáticos;
– Leitura de histórias sobre o outono;
– Observação e degustação de frutas do outono (maçã, romã, uvas, nozes, amêndoas, avelãs);
– Confeção de um doce de maçã.
Encerramento do projeto:
– Exposição na sala de diferentes trabalhos;
– Exposição de um painel do outono para toda a Comunidade Escolar.
As fotos da atividade encontram-se aqui.