Padrinhos e afilhados


Projeto “Padrinhos e Afilhados”;

Realizámos no passado dia 27 de Setembro a cerimónia de atribuição de “padrinhos e afilhados” aos alunos do Externato Menino Jesus.

Como forma de prevenir a não-violência é importante educar para a convivência, fomentando a aprendizagem de comportamentos assertivos e empáticos. É necessário que as crianças aprendam a colocar-se no lugar do outro, para perceberem as suas necessidades e sentimentos e, deste modo, adquiram um sentimento de solidariedade que os ajudará a gerir e resolver conflitos. Para além destes benefícios, outros objetivos se colocam tais como: promover a cooperação; fomentar a auto-estima nos padrinhos por assumirem essa responsabilidade; aquisição de sentimentos de proteção, segurança e pertença por parte dos afilhados.

Com este pressuposto, as criança mais velhas do 1º Ciclo assumem a responsabilidade de serem padrinhos/madrinhas de uma criança mais nova, de acordo com critérios definidos pelo Colégio. Esta grande responsabilidade acarreta vários deveres, entre os quais sublinhamos os principais:

  • Assegurar-se do bem-estar dos seus afilhados;
  • Brincar com eles;
  • Protegê-los;
  • Quando uma criança se aleija, o padrinho é chamado a ajudar (pôr gelo, creme, etc.);
  • Os padrinhos devem dar o exemplo, ensinar o que está certo e errado e, deste modo, ajudá-los a gerir conflitos.
  • Estão presentes (padrinhos e afilhados) nas comemorações dos aniversários em sala de aula.
  • Etc…

Este projeto é tão abrangente que envolve toda a comunidade escolar. É um projeto pensado para todo o ano letivo com resultados, em alguns casos, francamente surpreendentes e muito positivos.

Algumas fotos da atribuição dos padrinhos e afilhados podem ser vistas aqui.