Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
O Externato Menino Jesus irá participar no estudo internacional “TIMSS 2015″ (Trends in Mathematics and Sciences Study) onde serão avaliados os conhecimentos dos alunos do 4.º ano de escolaridade em matemática e ciências num quadro de referencia internacional dirigido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O estudo tem como objetivos avaliar os conhecimentos dos alunos de mais de 60 países, contextualizados no ambiente escolar e familiar, e contribuir para o desenvolvimento de currículos que melhorem os processos de ensino e aprendizagem (para mais informações sobre este estudo pode visitar os sítios do IAVE, I. P. e/ou da IEA).
O Externato Menino Jesus foi indicado, pelo IAVE, para participar neste estudo. A participação das Escolas não é imposta e resulta da aceitação das mesmas. Os resultados obtidos não são, nem devem ser, usados individualmente para qualquer avaliação interna ou externa dos alunos e/ou das respectivas escolas. Os valores plausíveis, obtidos por amostragem de larga escala, estimam competências e conhecimentos de grupos de grande dimensão, e não de elementos individuais desses grupos. A par dos testes, são aplicados questionários que recolhem informação de contexto que permite descrever as situações e os fatores que influenciam a aprendizagem da matemática e das ciências.
Os resultados dos estudos internacionais têm, contudo, um propósito maior: representar o nosso país internacionalmente e fazer o diagnóstico do nosso sistema educativo segundo padrões internacionais reconhecidos. Estes resultados são fundamentais para identificar áreas e processos de ensino e aprendizagem que permitam melhorar o sistema educativo nacional, tendo por referência os sistemas educativos de outros países.
Os alunos do 4º ano, do Externato Menino Jesus, irão realizar as provas “TIMSS 2015” no dia 17 de Março, pelas 9h.
Os países participantes no último “TIMSS”, que ocorreu em 2011, foram:
África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Barém, Bélgica (Flamenga), Botswana, Catar, Cazaquistão, Chile, Coreia, Croácia, Dinamarca, Emiratos Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Federação Russa, Finlândia, Gana, Geórgia, Holanda, Honduras, Hong Kong, Hungria, Iémen, Indonésia, Inglaterra, Irão, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Kuwait, Líbano, Lituânia, Macedónia, Malásia, Malta, Marrocos, Noruega, Nova Zelândia, Omã, Palestina, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia, Singapura, Síria, Suécia, Tailândia, Taipé Chinesa, Tunísia, Turquia, Ucrânia
Portugal irá participar, em 2015, pela terceira vez no estudo “TIMSS”. Para tal foram convidados 236 agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, que reúnem uma amostra de 8500 alunos, distribuidos por 300 turmas do 4.º ano de todos o País, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.