Atividades de Prolongamento


Para os alunos que permaneçam no Externato depois do tempo letivo (prolongamento) são proporcionadas atividades lúdicas que lhes desenvolvam competências e suavizem a espera dos pais, nomeadamente:

Hip-Hop

hip_hop thumb

O objetivo desta atividade é desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.

Através dela podemos sentir os movimentos e seus benefícios, ouvir a música, dominar o seu ritmo e expressar sentimentos e coreografias. A perceção de grupo e a interação dos alunos, uns com os outros, em movimentos com personalidade e afirmativos promove a identificação e a coesão do grupo, com benefícios na autoconfiança e na capacidade de se exporem perante os outros.

Expressão Dramática

exp_drama

A atividade pretende, através das representações e efabulações, contribuir para o desenvolvimento da autoestima, criatividade e imaginação, na esteira do pensamento humanista contemporâneo, que define essas valências como parte integrante do sonho e do estar desperto para o Mundo.

Pretende-se assim dotar as crianças duma disponibilidade mental para que possam desenvolver competências físicas, pessoais, relacionais, cognitivas, estéticas e técnicas, para que sejam, sozinhas ou em grupo, capazes de inventar e de transformar aquilo que as rodeia, com sentido crítico e positivo.

Motricidade

motricidade

“ O movimento é a primeira forma de pensar…”

A ação motora é essencial para o desenvolvimento do ser humano, para a sua maturação física, psíquica e emocional, sendo que o desenvolvimento psicomotor da criança irá determinar as suas aprendizagens futuras e prevenir problemas da aprendizagem.

Na motricidade Infantil, as crianças além de se divertirem, criam, interpretam e relacionam-se com o mundo em que vivem, através de atividades afetivas e psicomotoras, que promovem o seu desenvolvimento global.

Yoga

yoga_promo

Numa sociedade em que as crianças estão muitas vezes ocupadas, nos seus tempos livres, com a televisão, a internet e todo o tipo de brinquedos, torna-se mais difícil usufruir de paz e bem-estar interior.

O yoga permite trabalhar a criança a nível global, desde o seu campo emocional até o energético e artístico. «É uma filosofia antiga com respostas saudáveis e simples que ajudam a viver o dia-a-dia de forma estável a nível mental e em harmonia com os outros e o planeta».

É indissociável das técnicas de relaxamento que promovem a concentração e que permitem estados de paz interior, equilíbrio emocional e serenidade.

Karaté

Karate_prolongamento

O Karaté facilita a concentração e equilibra os aspetos emocionais da criança. Desenvolve a flexibilidade e a coordenação motora e contribui para uma postura corporal adequada.

O desenvolvimento da autoconfiança e do sentimento de segurança são outros benefícios importantes que a modalidade permite alcançar.

Por outro lado, o karaté promove a disciplina e a compreensão, bem como o respeito para com os outros.

Características do Karaté no desenvolvimento infantil:

  • Melhoria da coordenação motora;
  • Desenvolvimento das habilidades, reflexos e as reações;
  • Promove a educação, disciplina e respeito pelos outros, promovendo a empatia;
  • Favorece o aumento da concentração;
  • Ajuda ao auto conhecimento e ao auto controle;
  • Ensina valores fundamentais como a tolerância e a responsabilidade;
  • Gera confiança da criança em si mesma;
  • Desenvolve a força, o equilíbrio, a velocidade e a flexibilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *