Segurança Rodoviária na Infância


A Educação Rodoviária é entendida, cada vez mais, como um aspecto relevante na formação das crianças. A Escola, como espaço de acção educativa, deve ter um papel importante junto dos alunos, na promoção de atitudes seguras, de respeito pelas regras e pelos outros.

Esta actividade, desenvolvida na sala dos 4 anos, permitiu aos alunos aprenderam/relembrarem as regras básicas de segurança na circulação em vias públicas, enquanto peões e condutores, experienciando eles próprios a condução de vários veículos de deslocação.

É fundamental explicar às crianças o que é o ambiente rodoviário, o que significam os principais sinais de trânsito e para que servem, onde e como devem atravessar a rua, entre outros cuidados.

As trotinetes, triciclos, quadriciclos e até uma moto quatro eléctrica foram utilizados numa manhã de entusiasmo, em que os peões atravessaram sempre na passadeira e os veículos, conduzidos pelas crianças, respeitaram (quase sempre) os sinais de “Stop” e os “Proibidos”. As rotundas, às vezes em contra-mão, justificaram as dificuldades que os adultos também sentem quando nelas circulam.

Foi uma manhã com aprendizagens diferentes, com muita excitação, alegria e sem “acidentes graves”! No final do dia cada aluno, orgulhosamente, levou para casa a “sua carta de condução”.