Ano letivo 2024/2025 O Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta…
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1782. John Stirling Morton conseguiu convencer os seus vizinhos a consagrar um dia do ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema de escassez de madeira para lenha.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e, em Portugal, comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 1971, na sequência de uma proposta da Confederação Europeia dos Agricultores, foi estabelecido o “Dia Florestal Mundial”, com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 – início da Primavera no Hemisfério Norte – foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal.
No Externato, comemorámos a data plantando uma árvore. A sensibilização para a defesa do ambiente é uma temática transversal a inúmeros conteúdos desenvolvidos durante o ano letivo. Estas temáticas não se esgotam numa iniciativa mas são trabalhadas reiteradamente – na sala de aula e fora dela – com o propósito de consolidar hábitos e práticas amigas da natureza.
Plantar a árvore no Colégio implicou todos os alunos. Os alunos dos 3 anos mexeram e manusearam a terra, estimulando os sentidos e ganhando novas percepções. A sala dos 4 anos ajudou colocando a terra no vaso. Os alunos dos 5 anos tiveram a oportunidade de transplantar a árvore para um vaso de grandes dimensões. Os alunos do 1º ciclo elaboraram frases – em pequenas cartolinas – alusivas à efeméride onde revelaram as suas preocupações ambientais e afixaram-nas nos parques do Externato.