Ciclo da Água


Sala dos 3 anos. Ensino pré-escolar.

Projeto

Ciclo da água

Como surgiu:

Na sequência da abordagem da temática “Higiene do Corpo Humano”, verificou-se que o elemento “água” suscitou um interesse especial nas conversas e na exploração do tema.

Sendo a água essencial à vida dos seres vivos e transversal a todas as áreas de conteúdo decidiu-se – iniciar então – uma sensibilização para o uso consciente e sustentável, incentivando às mudanças de comportamentos na vida diária das crianças e das famílias. Pretendeu-se, através desta ação, que fossem as próprias crianças a transmitir estas preocupações na sua própria casa e a despertar esta consciência no seio familiar.

Tornou-se, assim, pertinente transmitir conhecimentos explorando o ciclo da água, satisfazendo a curiosidade das criança pelos fenómenos da natureza e o seu interesse por descobrir como tudo acontece e se transforma, respondendo a muitas das suas interrogações:

  • Porque é que a chuva vem das nuvens?
  • Porque é que a água das poças desaparece?
  • Para onde vai a água da chuva?
  • Porque cai neve das nuvens?

Objetivos:

  • Transmitir às crianças de forma fácil e simples ensinamentos sobre o ciclo da água;
  • Reconhecer a importância da água para a vida dos seres vivos;
  • Reconhecer os estados físicos da água;
  • Sensibilizar para o uso consciente da água, aprendendo a poupar;
  • Ensinar na prática do dia a dia atitudes mais corretas, como:
  1. Tomar duches rápidos;
  2. Evitar o desperdício da água nos duches, lavagem das mãos e dos dentes;
  3. Não deixar torneiras a pingar.

100_1560_site 100_1537_site 100_1518_site 100_1519_site 100_1523_site 100_1534_site

Atividades:

Esta temática foi explorada através de:

  • Leitura de imagens.
  • Conversas.
  • Histórias.
  • Canções.
  • Atividades plásticas ( Picotagem, Colagem, Pintura, Dobragem, Recorte e Impressões digitais);
  • Experiências.

100_1012_site 100_1495_site 100_1539_site 100_1562_site

Brincando com a água:

A água é um elemento com o qual a criança sempre gostou de brincar. Aliando esse facto à sua curiosidade natural, desejo de saber e compreender, decidiu-se proporcionar-lhes momentos divertidos, explorando os estados físicos da água:

  • Comparar volumes (registar o nível da água no estado líquido e constatar o aumento do volume na passagem ao estado sólido).
  • Comparar pesos (experimentar a flutuação do gelo na água).
  • Perceber o processo da evaporação, condensação e precipitação, a partir da passagem do estado líquido a gasoso.

100_1490_site 100_1564_site 100_1567_site 100_1571_site 100_1575_site 100_1576_site

Recursos:

  • Livros, cartazes e cd´s;
  • Materiais para a execução das atividades plásticas (cartolinas, papeis diversos, algodão, tintas, dracalon, coco…).
  • Recipientes diversos para efetuar experiências.

100_1557_site 100_1558_site 100_1584_site 100_1585_site

Culminância:

Ao longo da duração deste projeto foi elaborado um trabalho individual, representando de forma simples as várias fases do ciclo da água.

O trabalho individualizado constou de uma ordenação sequencial das atividades plásticas, representando a ilustração da história do ciclo da água, contada pelas próprias crianças. O resultado final foi um livro intitulado “A viagem da gota Splash Splash”.

100_1586_site 100_1587_site 100_1588_site