A árvore do outono e as suas folhas mensageiras


images-1

É prática no jardim-de-infância proporcionar às crianças aprendizagens, vivências e tradições relativas a esta estação do ano (outono). Elas próprias o constatam pela observação do meio envolvente, pela alteração da sua vida e do seu quotidiano:

  • O regresso à escola
  • A duração do dia e da noite (dias mais curtos e noites mais longas)
  • A mudança do vestuário
  • O aparecimento dos frutos da época
  • As alterações climatéricas (vento, chuva e frio)
  • A transformação da natureza (cair da folhas das árvores)

A exploração deste tema proporciona a realização das mais variadas atividades plásticas, contos, leitura de imagens que relatam a vida no bosque, a hibernação e a vida debaixo da terra, alimentando o imaginário das nossas crianças.

O entusiasmo evidenciado transportou o outono para a sala de aula. Assim, surgiu a árvore do outono em tamanho real, feita de cartão e pintada por todos aplicando a técnica de pintura esponjada. As respetivas folhas (duas por criança) contornadas por impressões digitais foram enviadas para casa, tendo sido solicitado às respetivas famílias que nelas escrevessem poesias, lengalengas ou mensagens de outono. Ao regressarem à sala, foram colocadas na árvore para que no decorrer do outono as crianças possam aprender com as suas mensagens.

Tendo em conta a multiculturalidade como realidade da sala de aula e a necessidade que as crianças têm de perceber, sentir e respeitar culturas diferentes, foi solicitado aos familiares de alunos com língua materna estrangeira que enviassem as suas mensagens no respetivo idioma (espanhol e mandarim).

Durante o outono a nossa árvore vai permanecer na sala e o nosso projeto continuará em aberto e será desenvolvido com novas atividades.

Algumas fotos que retratam os trabalhos e a atividade realizada podem ser vistas aqui.