Dia Mundial da Alimentação


Comemorou-se no passado dia 16 o dia mundial da alimentação. Apesar da efeméride ter sido celebrada a um domingo não quisemos deixar passar a oportunidade de – na Escola – assinalar a importância da alimentação no crescimento, no desenvolvimento equilibrado e na promoção da saúde física e intelectual das nossas crianças. Uma alimentação saudável permite prevenir um conjunto alargado de doenças, das quais a mais comum é a obesidade.

O consumo de alimentos de qualidade e em bom estado de conservação deverá ir ao encontro das necessidades diárias das crianças e incluir, necessariamente, os diferentes alimentos dentro de cada grupo da “nova Roda dos Alimentos”, nas porções indicadas.

Os hábitos alimentares aprendidos durante a infância determinam muitos dos comportamentos alimentares na idade adulta. Os pais, a família e os educadores em geral desempenham um papel muito importante na aprendizagem do “saber comer” porque, à semelhança do que acontece noutras áreas de aprendizagem, as crianças não estão dotadas de conhecimentos para escolher os alimentos em função do seu benefício e valor nutricional. As crianças apreendem os hábitos alimentares através dos contextos educacionais, das mensagens dos educadores e da observação dos adultos ao vivenciar as escolhas, a preparação e a confeção dos alimentos.

A alimentação saudável não se esgota num conjunto de trabalhos ou de referências pontuais. É um tema em desenvolvimento permanente e de relevância continuada. Contudo, para assinalarmos e valorizarmos a data abordamos, de forma diferenciada em função das idades, a temática da alimentação saudável através de:

  • Realização de cartazes sobre alimentos saudáveis versus não saudáveis.
  • Realização e explicação de uma pirâmide dos alimentos e de uma roda dos alimentos.
  • Elaboração de um íman para decoração de frigorífico.
  • Realização de pranchas individuais para o lanche.
  • Confeção de bolo saudável de cenoura.
  • Realização de outros trabalhos subordinados ao tema.

Algumas fotos das atividades podem ser vistas aqui.