Dia do animal


O Dia Mundial dos Animais é uma data identificada pela Igreja Católica e é comemorada no dia 4 de outubro, data do nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e conhecido por ser o protetor dos animais.

A celebração desta data na Escola tem como objetivos a sensibilização para a necessidade de proteger e dispensar atenção aos animais, bem como preservar todas as espécies, mostrar a importância dos animais na vida das famílias e desenvolver aspetos como a capacidade de cuidar e zelar pelo bem-estar dos outros e promover uma certa noção de responsabilidade e de sentido de observação nas crianças.

Para as crianças, os animais também servem para ajudar a compreender o ritmo e as fases da vida (nascer, crescer, cuidar de si e morrer). Como a vida é mais acelerada nos animais a criança acaba por tomar consciência do mistério da vida, as suas diferentes fases e implicações.

O orgulho com que os nossos alunos trouxeram para a Escola os seus animais e companheiros foi enorme. Mostrar aos colegas animais por quem nutrem afeto e admiração foi extraordinário.

As referências ao que “eles” gostam, às suas personalidades e peripécias, ao dia a dia lá em casa e à interação que proporcionam com todos os membros da família foram as conversas mais ouvidas por estes dias….

u32_bf-jessie-reidhead

 

Algumas das fotos deste dia podem ser vistas aqui.