O autor António Vilhena no Externato Menino Jesus.


Apresentação do livro " A Orquestra da formiga barriguda e os sons da água."

O principal papel dos livros na infância é ampliar os horizontes das crianças. É servir de combustível para a criatividade, que na infância está muito disponível. É, acima de tudo, estimular o pensamento, ou melhor, a liberdade de pensamento. O livro deve ser o nosso campo de partida para novas aventuras, novas descobertas e muitos estímulos. Crianças que têm a sua capacidade criativa estimulada e são instigadas a pensar são mais felizes, relacionam-se melhor, conseguem abstrair melhor os dilemas impostos pela vida como as perdas, a ausência, os desafios e as frustrações do quotidiano.

As crianças não precisam receber a história pronta. Muitas vezes apenas necessitam de um enredo para ter a liberdade de se aventurar. Gostam do belo, do lúdico, do criativo e da aventura, pois esses são os elementos fundamentais para que efabulem e vivam as suas histórias.

Na próxima quinta-feira teremos no Colégio o escritor António Vilhena que fará a apresentação do seu último livro: A Orquestra da Formiga Barriguda e os sons da Água. O livro é ilustrado por Inês Massano.

Pretendemos que os nossos alunos percebam todo o trabalho necessário e o número de pessoas envolvidas na criação do livro, conversando e questionando o autor. Os livros não “aparecem” no supermercado, têm um rosto e são o resultado de um processo criativo longo e ponderado.

Ver pequeno excerto de entrevista do Autor António Vilhena na RTP2.

 

António Vilhena: Nasceu em Beja. Vive em Coimbra, cidade que adotou por paixão. Licenciado em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Doutorando e convidado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Publicou: “Do Ventre da Terra” (1987) – poesia, “Trança D`Água” (1989) – poesia, “A Eterna Paixão de Nunca Estar Contente” (1991) – prosa poética, “Mais Felizes Que o Sonho” (1996) – poesia, “Diálogos de Rosa e Espada” (2004) – crónicas, “O Piano Adormecido” (2006) – Infantil e “O Canto Imperecível das Aves” (2012) – poesia. “A Formiga Barriguda” (2012) – infantil, “O tempo do Fogo Insaciável” (2013) – poesia, “As Férias da Formiga Barriguda” (2013) – infantil.