Dia da Alimentação Saudável


IMG_20201016_114315

A alimentação contribui decisivamente para o normal crescimento e desenvolvimento das crianças. Por isso, importa oferecer-lhes uma dieta equilibrada e variada que contenha todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. É igualmente importante percebermos que a alimentação também se educa num processo gradual que deve começar cedo e ir corrigindo desequilíbrios e identificando as boas práticas. É mais uma das áreas onde a educação deve acontecer em nome do dever de proteção que as nossas crianças nos merecem.

Celebrámos, no passado dia 16 de outubro, o dia internacional da alimentação saudável. Reforçámos, com os nossos alunos, a ideia de alimentação saudável e a sua importância.

Os hábitos/opções alimentares constituem, normalmente, um desafio para as famílias e crianças. Muitas vezes a satisfação mais imediata implica alimentos demasiado calóricos ou com taxas de açúcar desaconselhadas. Mais do que a regra parental ou a imposição da escola é fundamental que as crianças construam a noção do lhes faz bem e o que lhes é prejudicial. A criação de hábitos alimentares saudáveis na infância é determinante na saúde ao longo da vida com reflexos evidentes no bem estar físico e psicológico (especialmente na auto estima e na auto imagem).

Refletimos com os nossos alunos sobre as opções que têm à disposição para as diferentes refeições ao longo do dia, através de um conjunto de apresentações preparadas sobre como fazer boas escolhas alimentares, saudáveis e divertidas, tornando-os fortes, grandes e inteligentes.

IMG_20201016_114326 760