Mensagem de Boas Vindas


Ano Letivo 2020/2021

Mensagem de Boas Vindas

Ano lectivo 2020/2021

regresso_as_aulas

 A Direção do Externato Menino Jesus cumprimenta e saúda todos os elementos da comunidade educativa: Pais, avós, alunos, professoras e restantes funcionários escolares. Esperamos que este reiniciar do processo educativo – na Escola – seja entusiasmante, motivador e permita um regresso a rotinas prazerosas que centrem na Escola o quotidiano dos nossos alunos.

O início deste ano lectivo é marcado pela alteração de um conjunto muito significativo de regras de funcionamento que visam preservar a saúde pública, mitigando/evitando o contágio pelo vírus COVID-19 na comunidade educativa do Externato. Com esse propósito adaptámos as salas de aula às novas regras de distanciamento, desfasámos os horários dos alunos e reforçámos desinfecções e limpezas. Criámos grupos de alunos que não se contactam na Escola e alterámos profundamente as rotinas instaladas, tendo o cuidado de manter a proximidade afectiva com os alunos.

Sabemos que a gravidade atribuída à pandemia varia em função da análise individual, mas também sabemos, sem margens para dúvidas, as implicações no funcionamento do Colégio e as possíveis consequências nos grupos de risco das nossas famílias, caso existam casos de contágio pelo vírus Covid 19 na nossa escola. Estamos perante um desafio que é colectivo e que se estende a todos os elementos da comunidade educativa e que implica uma responsabilidade que todos devem assumir. As práticas parentais e familiares também dizem respeito à protecção do espaço escolar.

O tempo frio, próprio do Outono e Inverno, não tardará. Trará todo um conjunto de doenças próprias das crianças e da época. O momento de encaminharmos as nossas crianças para a sala de isolamento, conforme estabelecido no Plano de Contingência Covid19, chegará em breve. Pese embora sabermos que as febres, as dores de garganta ou a tosse são comuns em crianças até aos 10 anos não iremos dispensar o cabal cumprimento das regras estabelecidas pelas autoridades de saúde e pelo Ministério da Educação. Com serenidade sem alarmismos e não ampliando a angústia que esta questão pode trazer às nossas crianças.

O reinício do ano lectivo 2020/2021 é também marcado pelo regresso das crianças à Escola após muitos meses de ausência. Regressam, certamente, ávidos de brincar e de socializar; de correr, saltar, jogar à bola e às escondidas. Tudo isso lhes será permitido (no âmbito dos diferentes “grupos bolha” definidos) porque temos a clara noção que a relação com a Escola também se constrói com o fortalecimento dos laços de cumplicidade e de amizade entre os alunos. Com esse propósito iniciaremos as atividades do prolongamento e os trabalhos de casa apenas em outubro (após as 16h), possibilitando-lhes recuperar as brincadeiras adiadas ao longo dos últimos meses.

O início do ano letivo, sobretudo para os alunos novos no Colégio, deve sempre implicar uma disponibilidade – da Escola e Famílias – que permita mitigar as angústias próprias das adaptações que têm de realizar. O acompanhamento dos novos alunos, nos primeiros dias e semanas, deve centrar grande parte das nossas atenções, com o propósito de darmos cumprimento às suas necessidades emocionais e comportamentais.

No âmbito do nosso projeto educativo para o triénio 2019-2022 subordinado ao tema “Um planeta, Um oceano” iremos – no presente ano letivo – desenvolver o subtema “Preservar o Oceano, Salvar o Planeta ”. Esta temática irá central as nossas atenções no desenvolvimento de projetos educativos, transversais aos diferentes anos letivos, que queremos enriquecedores para alunos e famílias.

Este ano letivo iremos postecipar o início de projetos que nos acompanham há vários anos, a saber: “Padrinhos e Afilhados” que assegura um sistema de suporte interpares, “O Tampinhas” que permite a recolha e entrega de tampas para fins solidários, “Coraçãozinho Solidário” que tem por objetivo angariar roupas, livros e brinquedos que serão entregues a uma instituição do nosso Concelho e que promove a ajuda, a solidariedade, tolerância e a responsabilidade nos nossos alunos para que entendam que nem todas as crianças têm aquilo que precisam e desejam. Estaremos atentos à evolução epidemiológica, que determinará o início destes projectos.

Continuaremos a desenvolver outros projectos, que consideramos estruturantes da nossa oferta educativa, como sendo o “Programa de Estimulação da Atenção” que permite a identificação e intervenção em crianças com baixas capacidades atencionais, “Contos de Valor” com o objetivo de transmitir às crianças em idade pré-escolar os valores morais que regulam a integração social e comunitária, “Rastreio Chave Mágica”, que avalia a fluência e precisão leitora das crianças do 1º ciclo, “Rastreio das competências pré-escolares” que nos permite avaliar as competências pré-académicas das crianças da sala do pré-escolar, “O Problema do Mês” para alunos do 1º ciclo com o propósito de incentivar o gosto pela matemática e desenvolver as capacidades básicas do pensamento e da concentração, o “Projeto da Consciência Fonológica” que permite na sala dos 5 anos o treino do ouvido no reconhecimento dos sons, compreender como as palavras se formam e articulam e prepara a descodificação da leitura e da escrita que os alunos realizarão no ano seguinte.

A Escola deve ser parte integrante e central da vida da criança e o seu papel primário é descobrir vocações e competências, detetar fragilidades, tentar dar informação, conhecimentos e, sobretudo, transmitir sabedoria, mas respeitando que uns podem ser mais capazes do que outros em função das suas áreas de interesse, disponibilidade cognitiva e maturidade geral da criança. A Escola deve saber disciplinar sem estigmatizar, aceitando que o papel das crianças é perceberem – através dos respetivos comportamentos – quais os limites a que estão obrigados.

O compromisso do Externato Menino Jesus não se esgota nas aprendizagens curriculares. Queremos uma Escola que cumpra a sua função na formação do caráter dos seus alunos, na transmissão de valores e princípios que permitirão às crianças a utilização dos conhecimentos adquiridos de forma generosa, para que sejam também aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos.

O Externato Menino Jesus deseja um excelente ano letivo para todos os alunos e respetivas famílias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *