Mensagem de Boas Vindas


Ano letivo 2019/2020

regresso_as_aulas

A Direção do Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta todos os elementos da comunidade educativa: alunos, pais e outros familiares, professoras, educadoras e restantes funcionários do Colégio.

Esperamos que este reinício do processo educativo – na Escola – seja novamente entusiasmante e motivador.

Queremos manter presentes os princípios da confiança, da segurança, da proximidade e do respeito, desenvolvendo soluções apropriadas às diferentes necessidades das nossas crianças. Envolvendo e chamando os pais a participarem, estarem atentos e conhecerem o essencial do quotidiano dos seus filhos na Escola.

Com os nossos alunos queremos continuar a desenvolver uma relação responsável de participação e diálogo, sempre em articulação com as famílias, as quais consideramos como parceiros que colaboram e participam ativamente em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Neste início de ano letivo os desafios são múltiplos:

Por um lado os mais pequenos, que iniciam no Externato um processo educativo que queremos abrangente e entusiasmante. A educação pré-escolar deve, progressivamente, transmitir um conjunto de competências próprias das diferentes idades mas deve sobretudo moldar a relação da criança com a Escola.  É fundamental garantir – na Escola – um ambiente lúdico/afetivo que promova as experiências sensoriais, emocionais, sociais e culturais fundamentais ao desenvolvimento infantil. Mais do que alunos que saibam tudo, queremos crianças que gostem de aprender e que tenham com a Escola uma relação estruturada e prazerosa.

Depois aquelas crianças que iniciam o processo de alfabetização. Uma fase nova e de descoberta do mundo que deve comportar entusiasmo e envolvimento.

E todos os outros alunos aos quais é necessário garantirmos a continuidade dos processos educativos de forma próxima e atenta às suas necessidades curriculares, emocionais e comportamentais.

Não queremos uma Escola que se esgote nas aprendizagens curriculares. Queremos uma Escola que cumpra a sua função na formação do caráter dos seus alunos, na transmissão de valores e princípios que permitirão às crianças a utilização dos conhecimentos adquiridos de forma generosa, para que sejam também aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos.

Para o triénio 2019-2022 iremos explorar um novo projeto educativo, desta vez subordinado ao tema “Um planeta, um oceano”. No presente ano letivo iremos desenvolver o subtema “Portugal e o mar – a nossa história”. Esta temática irá centrar as nossas atenções no desenvolvimento de projetos educativos, transversais aos diferentes anos letivos, enriquecedores para alunos e famílias.

Continuaremos, este ano, a promover projetos que nos acompanham há vários anos: “Padrinhos e Afilhados” que assegura um sistema de suporte interpares, “Programa de Estimulação da Atenção” que permite a intervenção em crianças com baixas capacidades atencionais, “Contos de Valor” com o objetivo de transmitir às crianças em idade pré-escolar os valores morais que regulam a integração social e comunitária, “Rastreio Chave Mágica”, que avalia a fluência e precisão leitora das crianças do 1º ciclo, “Rastreio das competências pré-escolares” que nos permite avaliar as competências pré-académicas das crianças da sala dos 5 anos, “O Problema do Mês” para alunos do 1.º ciclo com o propósito de incentivar o gosto pela matemática e desenvolver as capacidades básicas do pensamento, “O Rolhinhas” que permite a recolha e entrega de rolhas e tampas para fins solidários, “Coraçãozinho Solidário” que tem por objetivo angariar roupas, livros e brinquedos que serão entregues a uma instituição do nosso Concelho e que promove a ajuda, a solidariedade, tolerância e a responsabilidade nos nossos alunos para que entendam que nem todas as crianças têm aquilo que precisam e desejam.

Este ano irá reforçar a equipa multidisciplinar do Colégio uma Terapeuta Ocupacional (Drª Conceição Silva), que em conjunto com a Psicóloga e a Terapeuta da Fala irão contribuir para, com as Professoras e Educadoras, ajudar a compreender, avaliar e orientar as nossas crianças em função das suas características e necessidades educacionais.

Muitas têm sido as famílias que têm feito parte da nossa história e a conquista de todo o reconhecimento vem, sem dúvida, da forma como todos os Alunos e Pais/Encarregados de Educação têm confiado nos nossos processos educativos e da articulação e equilíbrio que procuramos sempre promover entre os Alunos, Professoras, Funcionárias, Famílias e restante Comunidade Educativa.

O Externato Menino Jesus deseja um excelente ano letivo para todos os alunos e respetivas famílias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *