Reunião de Pais


Palestra - Consequências da evolução tecnológica no desenvolvimento infantil

No âmbito da Reunião de Pais, que ocorreu no passado dia 9 de Maio, pudemos refletir com a orientação da Psicóloga do Externato Menino Jesus – Dr.ª Laura Palma Nunes – sobre uma temática cada vez mais instalada no quotidiano dos nossos filhos: a utilização das tecnologias (telemóveis, tablets, playstations, etc..) em ambientes familiares e sociais e as respetivas consequências no desenvolvimento infantil.

O Mundo mudou bastante com a chegada progressiva dos meios tecnológicos. Hoje as crianças têm um estilo de vida muito diferente do que há apenas 20 anos atrás tinham. Contactam com os écrans de tablets ou telemóveis, antes mesmo do uso do lápis; passam mais tempo em casa do que na rua; e detém uma visão da tecnologia muito diferente daquela que os adultos que as educam possuem.

Os estudos estão a surgir progressivamente, as análises sociológicas proliferam, as posições são diversas e por vezes antagónicas: ora diaboliza-se a tecnologia, ora coloca-se a tecnologia no facilitismo absoluto…

Como pais, educadores e responsáveis pelas nossas crianças, temos obrigação de acompanhar a ciência nesta área e criar a nossa própria visão e planeamento tecnológico dentro do espaço familiar. Esta realidade chegou para ficar e é necessário encontrarmos abordagens educativas que permitam contrariar os efeitos negativos da excessiva estimulação e dependência do audio-visual.

Foi muito interessante podermos partilhar realidades e preocupações e entendermos que as dificuldades educativas que sentimos nestas matérias são também experienciadas por outros pais. Os desafios são grandes e as consequências negativas no desenvolvimento global das nossas crianças significativas. Pudemos concordar que o exemplo parental, as regras e a educação para a moderação deve prevalecer à proibição. Estas são preocupações que não devemos desprezar para que a felicidade e a capacidade de realização das nossas crianças não fique refém da tecnologia.

Os diapositivos projetados podem ser consultados aqui: A Evolução Tecnológica e o Desenvolvimento Infantil (1)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *