Vamos à Troca


Feira de Troca de Livros no Externato

No âmbito do Projeto Educativo do Externato Menino Jesus para o presente ano letivo, intitulado “Os livros são para sempre”, promovemos uma feira de troca de livros entre os alunos do Externato.

Todas as salas foram convidadas a participar numa troca de livros que pretendeu reforçar nas nossas crianças a importância da leitura para a formação de cidadãos mais conhecedores, conscientes e críticos.

Desde os mais pequenos aos nossos finalistas, todos os alunos envolveram-se num processo generoso de dar e receber de forma entusiasmada e muito participada.

O incentivo dos pais e da escola é fundamental na criação de hábitos de leitura prazerosos e estruturantes na vida dos nossos alunos.

Como sabemos, a leitura permite-lhes:

  • Crescimento pessoal: a empatia despertada pela narrativa gera uma reflexão para a criança e estimula seu desenvolvimento emocional.
  • Conhecimento: a leitura infantil estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento das crianças.
  • Desenvolvimento da linguagem: a prática da leitura ajuda no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, e permite ampliar o número de palavras conhecidas.
  • Aumenta a capacidade de concentração e atenção;
  • Desenvolve a criatividade e o sentido critico, tornando a criança mais consciente do mundo que a rodeia.

images

Cada aluno trouxe para a Escola 3 livros já lidos. As trocas de livros foram efetuadas, sob a supervisão das docentes, com os colegas da mesma sala, e por isso da mesma faixa etária.

A particularidade dos livros já terem sido lidos pelos proprietários originais deu azo a muitas trocas de impressões entre os alunos (nos dias e semanas seguintes) à medida que os novos titulares os iam lendo e comentando. Foi uma iniciativa com um alcance e impacto que excedeu as nossas expectativas iniciais. Sem dúvida um projeto a repetir!

WhatsApp Image 2019-04-05 at 14_site WhatsApp Image 2019-04-04 at 17_site_01 WhatsApp Image 2019-04-04 at 17_site WhatsApp Image 2019-04-01 at 10_site WhatsApp Image 2019-04-04 at 17_site_02