Mensagem de Boas Vindas


Ano letivo 2018 / 2019

regresso_as_aulas

A Direção do Externato Menino Jesus saúda e cumprimenta todos os elementos da comunidade educativa: alunos, pais e outros familiares, professoras, educadoras e restantes funcionários do Colégio.

Esperamos que este reinício do processo educativo – na Escola – seja entusiasmante e motivador.

O início do ano letivo, sobretudo para os alunos novos no Colégio, deve sempre implicar uma disponibilidade que permita mitigar as angústias próprias das adaptações que têm necessariamente de realizar. O acompanhamento dos novos alunos, nos primeiros dias e semanas, deve implicar muita atenção com o propósito de darmos cumprimento às suas necessidades emocionais e garantirmos uma integração célere e tranquila.

Os desafios são múltiplos:

Por um lado os mais pequenos, que iniciam no Externato um processo educativo que queremos abrangente e entusiasmante. A educação pré-escolar deve, progressivamente, transmitir um conjunto de competências próprias das diferentes idades mas deve sobretudo moldar a relação da criança com a Escola.  É fundamental garantir – na Escola – um ambiente lúdico que promova as experiências sensoriais, emocionais, sociais e culturais fundamentais ao desenvolvimento infantil. Mais do que alunos que saibam tudo queremos crianças que gostem de aprender e que tenham com a Escola uma relação estruturada e prazerosa.

Depois aquelas crianças que iniciam o processo de alfabetização. Uma fase nova e de descoberta do mundo que deve comportar entusiasmo e envolvimento.

E todos os outros alunos aos quais é necessário garantirmos a continuidade dos processos educativos de forma próxima e atenta às suas necessidades curriculares, emocionais e comportamentais.

Não queremos uma Escola que se esgote nas aprendizagens curriculares. Queremos uma Escola que cumpra a sua função na formação do caráter dos seus alunos, na transmissão de valores e princípios que permitirão às crianças a utilização dos conhecimentos adquiridos de forma generosa, para que sejam também aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos.

No âmbito do nosso projeto educativo para o triénio 2016-2019 subordinado ao tema “ O futuro está nas nossas mãos”  centrar-nos-emos (no presente ano letivo) no subtema “Os livros são para sempre”. Esta temática irá centrar as nossas atenções no desenvolvimento de projetos educativos, transversais aos diferentes anos letivos, enriquecedores para alunos e famílias.

Continuaremos, este ano, a promover projetos que nos acompanham há vários anos, a saber: “Padrinhos e Afilhados” que assegura um sistema de suporte interpares, “Programa de Estimulação da Atenção” que permite a intervenção em crianças com baixas capacidades atencionais, “Contos de Valor” com o objetivo de transmitir às crianças em idade pré-escolar os valores morais que regulam a integração social e comunitária, “Rastreio Chave Mágica”, que avalia a fluência e precisão leitora das crianças do 1º ciclo, “Rastreio das competências pré-escolares” que nos permite avaliar as competências pré-académicas das crianças da sala dos 5 anos, “O Problema do Mês” para alunos do 1º ciclo com o propósito de incentivar o gosto pela matemática e desenvolver as capacidades básicas do pensamento, “O Rolhinhas” que permite a recolha e entrega de rolhas e tampas para fins solidários, “Coraçãozinho Solidário” que tem por objetivo angariar roupas, livros e brinquedos que serão entregues a uma instituição do nosso Concelho e que promove a ajuda, a solidariedade, tolerância e a responsabilidade nos nossos alunos para que entendam que nem todas as crianças têm aquilo que precisam e desejam, o “Gabinete de Saúde Escolar” que garante o suporte a toda a comunidade educativa sobre questões de assistência à saúde dos nossos alunos e respetivas famílias, através de ações de sensibilização, exposições, boletins informativos e horário de atendimento semanal.

O Externato Menino Jesus deseja um excelente ano letivo para todos os alunos e respetivas famílias.