Festa de Natal


Externato Menino Jesus

O dia da festa de Natal – na Escola – é sempre um dia mágico. Não apenas pela vinda do Pai Natal mas por todo o ambiente de celebração e alegria.

O dia de Natal é o culminar de toda uma longa época natalícia, que começa cada vez mais cedo, onde a importância dos laços familiares, dos afetos partilhados, da generosidade e da atenção pelo outro assumem particular importância no quotidiano das nossas crianças.  O reforço destes aspetos em detrimento das questões eminentemente materiais é o desafio que devemos assumir de forma a estruturarmos as nossas crianças na sua relação com o mundo que as rodeia.

Que bonito é ver as ruas iluminadas, de ouvir músicas de Natal e de generosamente dar e receber prendas (claro que sim!…). Por detrás da troca de prendas, dos cartões de boas festas, das mensagens por telemóvel , todos temos desejos profundos que devemos valorizar e de transmitir como importantes às nossas crianças: o bem estar, a generosidade, a harmonia familiar, a paz…

Um dos aspetos mais marcantes no Natal é a reunião da família. Reunidos à mesa pais, filhos, genros, noras, cunhados, netos, sobrinhos. Muitas vezes uma grande e tremenda confusão, mas sempre aquela sensação especial de «voltarmos para os braços das nossas mães, para o mais íntimo que conhecemos: a família». 

Na Escola, no período da manhã assistimos a um espetáculo teatral infantil intitulado “À Procura de um Pinheiro”, encenado e representado pela atriz Ana Pi. Depois, proporcionamos aos nossos alunos muita brincadeira livre nos parques, observação de filme infantil e finalmente a vinda do Pai Natal com a habitual troca de presentes. Seguiu-se um lanche diferente, muito variado e com algumas guloseimas. Afinal de contas, com exceção dos bolos de aniversário, é o único dia em que os nossos meninos comem doces no Colégio!!

A celebração do Natal na Escola serve os seguintes propósitos:

  • tomarem consciência do nascimento de Jesus, importância do dia e o sentido da sua celebração;
  • promover momentos de interação entre os alunos;
  • propiciar situações para o desenvolvimento de conceitos como solidariedade, fraternidade, união e importância da família;
  • para os mais novos, serve de pretexto para trabalhar a criatividade a partir de atividades como pintar, dobrar, colar e construir.

Fotos do dia de Natal, com especial incidência nas atividades do pré-escolar, podem ser observadas aqui.