“Olá outono” na sala dos 4 anos


O outono transporta consigo os ventos da mudança que encerram um ciclo de vida e preparam o início de um outro. É na natureza que a mudança é mais evidente e o homem, como parte integrante dessa natureza, adapta-se. Colhe e amealha, prepara, transforma e enche a despensa

As mudanças na temperatura, na luz e na paisagem são mágicas. Importa sensibilizar as crianças para estes acontecimentos, despertar-lhes a atenção e, com 4 anos, disponibilizar-lhes as explicações suficientes para que progressivamente entendam  melhor o mundo que as rodeia. A curiosidade, o espírito crítico e o querer saber mais são aspetos que se devem estimular e promover. A abordagem de novas temáticas, com explicações plausíveis e entendíveis pelos alunos, fazem parte do desenvolvimento global que lhes queremos disponibilizar.

A chegada do outono foi abordada na sala dos 4 anos com recurso a elaboração de trabalhos plásticos, pesquisas de imagens, leitura de histórias sobre o outono, prova de frutos da época, confeção de doce de maçã e realização e exposição de trabalhos sobre o tema. O envolvimento e entusiasmo dos alunos foi uma constante. A diversidade das abordagens permitiu trabalhar o tema durante vários dias com a participação de todos. No final, o orgulho e a valorização do trabalho realizado, através da exposição realizada, foi motivo de satisfação para todos.

 

Projeto de sala: Olá outono!

Como Surgiu?

Surgiu em resultado da:

– Observação e registo diário do tempo;

– Observação das alterações climáticas;

– Observação das mudanças na natureza;

Conteúdos Conceituais:

Certezas:

– Sabemos que existem quatro estações do ano;

– Há diferenças visíveis entre o verão e o outono;

– Observamos folhas secas pelo ar;

– Menos luz do sol;

Dúvidas iniciais:

– Porque muda o tempo?

– Porque há 4 estações do ano?

– O que caracteriza o outono?

Conteúdos Procedimentais:

– Elaboração de trabalhos plásticos (rasgagem, colagem, picotagem, pintura e desenho) recorrendo ao uso de diversos materiais (palha, rolos de papel higiénico, tecido);

– Pesquisa de imagens em livros temáticos;

– Leitura de histórias sobre o outono;

– Observação e degustação de frutas do outono (maçã, romã, uvas, nozes, amêndoas, avelãs);

– Confeção de um doce de maçã.

Encerramento do projeto:

– Exposição na sala de diferentes trabalhos;

– Exposição de um painel do outono para toda a Comunidade Escolar.

 

As fotos da atividade encontram-se aqui.