Início do ano letivo 2016/2017


A Direção do Externato Menino Jesus saúda todos os elementos da comunidade educativa. Esperamos que este reiniciar do processo educativo – na Escola – seja entusiasmante e motivador.

O início do ano letivo, sobretudo para os alunos novos no Colégio, deve sempre implicar uma disponibilidade que permita mitigar as angústias próprias das adaptações que têm, necessariamente, de realizar. O acompanhamento dos novos alunos, nos primeiros dias e semanas, deve centrar parte das nossas atenções com o propósito de darmos cumprimento às suas necessidades emocionais e comportamentais.

As aulas iniciaram-se ontem. A preparação do recomeço implicou, este ano, a gestão de uma intervenção muito significativa nas salas de aulas exteriores. Foi um verão agitado e comprometido com a realização de obras que aumentam as áreas disponíveis nas salas de aulas, as suas condições acústicas, térmicas e de iluminação. Este esforço, realizado pelo Colégio, tem por objetivo melhorar as condições disponibilizadas aos nossos alunos, e respetivas docentes, para permitir uma prática educativa mais confortável e por isso mais focada.

As obras conheceram por parte do empreiteiro “Cornija Lda” um empenho e uma competência que nos permitiu cumprir o caderno de encargos previamente definido e todos os calendários acordados. Da entidade fiscalizadora “Enerchoice Lda” uma disponibilidade no acompanhamento da obra, fundamental na monotorização dos aspetos críticos identificados. Da Câmara Municipal de Faro um interesse genuíno – que assinalamos e valorizamos muito positivamente – no cumprimento dos prazos de apreciação dos diferentes projetos e especialidades.

Começamos este ano letivo a desenvolver e explorar um novo projeto educativo para o triénio 2016-2019 subordinado ao tema “ O futuro está nas nossas mãos”. No presente ano letivo vamos centrar-nos no subtema “Brinquedos e brincadeiras”. Nos anos subsequentes iremos desenvolver os temas “As artes nas pontas dos dedos” e “Os livros são para sempre”. Estas temáticas irão centrar as nossas atenções no desenvolvimento de projetos educativos, transversais aos diferentes anos letivos, enriquecedores para alunos e famílias.

Continuaremos, este ano, a promover projetos que nos acompanham há vários anos, a saber: “Padrinhos e Afilhados” que assegura um sistema de suporte interpares, “Programa de Estimulação da Atenção” que permite a intervenção em crianças com baixas capacidades atencionais, “Contos de Valor” com o objetivo de transmitir às crianças em idade pré-escolar os valores morais que regulam a integração social e comunitária, “Rastreio Chave Mágica”, que avalia a fluência e precisão leitora das crianças do 1º ciclo, “Rastreio das competências pré-escolares” que nos permite avaliar as competências pré-académicas das crianças da sala do pré-escolar, “O Problema do Mês” para alunos do 1º ciclo com o propósito de incentivar o gosto pela matemática e desenvolver as capacidades básicas do pensamento e da atenção, “O Tampinhas” que permite a recolha e entrega de tampas para fins solidários, “Coraçãozinho Solidário” que tem por objetivo angariar roupas, livros e brinquedos que serão entregues a uma instituição do nosso Concelho e que promove a ajuda, a solidariedade, tolerância e a responsabilidade nos nossos alunos para que entendam que nem todas as crianças têm aquilo que precisam e desejam, o “Gabinete de Saúde Escolar” que garante o suporte a toda a comunidade educativa sobre questões de assistência à saúde dos nossos alunos e respetivas famílias, através de ações de sensibilização, exposições, boletins informativos e horário de atendimento semanal.

O compromisso do Externato Menino Jesus não se esgota nas aprendizagens curriculares. Queremos uma Escola que cumpra a sua função na formação do caráter dos seus alunos, na transmissão de valores e princípios que permitirão às crianças a utilização dos conhecimentos adquiridos de forma generosa, para que sejam também aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos.

Queremos trabalhar com famílias envolvidas nos processos educativos. A relação da criança com a escola, e a sua capacidade para se aplicar, não depende principalmente das suas capacidades cognitivas, mas depende essencialmente do seu temperamento, das suas atitudes e emoções e da relação que estabelece com a Escola. Os pais têm um papel importante no percurso escolar dos filhos sempre que lhes comunicam que a aprendizagem é valiosa, que a mestria traz satisfação e que o esforço é mais importante do que a capacidade. Não temos a expectativa que os pais se comportem como professores para que os seus filhos tenham uma boa realização escolar. Se mostrarem interesse pela escola, falando do que cá se passa, se estabelecerem uma rotina em que a escola seja um elemento central, se providenciarem um espaço onde a criança possa estudar e guardar os seus materiais, já estarão (só com isso) a ter um papel muito importante para potenciar o desempenho escolar.

O Externato Menino Jesus deseja um excelente ano letivo para todos os alunos e respetivas famílias.img_20160908_145031 img_20160908_145139 img_20160908_145323 img_20160908_145415