O 2º ano e a Lenda da Moura do Pente de Ouro.


Museu Municipal.

O 2º ano participou na atividade ” A Lenda da Moura do Pente de Ouro”, no passado dia 4 de Fevereiro. Esta atividade, em que já participaram outras Salas do Colégio, tem-se revelado muito do interesse dos nossos alunos, que participam de forma entusiasmada e comprometida.

Foi-nos apresentado o Museu Municipal, os seus objetos, quadros e suas histórias. No Museu o espólio arqueológico é o mais significativo, integrando objectos da pré-história e das épocas romana e medieval. De entre os objectos mais relevantes apontam-se como exemplos da época romana um mosaico dos séculos II/III, os bustos imperiais de Adriano e Agripina e um acervo de epígrafes de Ossónoba. O Museu possui uma valiosa colecção de pintura dos séculos XVI a XIX, composta principalmente por espécimes religiosos outrora pertencentes a templos algarvios.

No desenvolvimento da atividade, através de um bonito espetáculo de fantoches, percorremos o imaginário popular algarvio, do qual fazem parte os encantamentos quase sempre associados aos mouros. Estes encantamentos que deram origem a lendas intemporais constituem uma herança remota do período em que a região algarvia esteve sob o dominio árabe. A lenda da moura do pente de ouro levou-nos até Salir, bonita terra do interior Algarvio.

Após o espetáculo de fantoches desenhamos, em tela, a lenda retratada. Deixámos uma das telas no Museu para futura exposição. Divertimo-nos e aprendemos.

DSC00536

Outras fotos no álbum da atividade.