Cantar as Janeiras na Biblioteca Municipal.


Sala dos 4 e dos 5 anos.

Fomos à biblioteca no dia de reis – 6 de janeiro – cantar as janeiras.

Em conjunto com meninos de outras Escolas, e com a garganta bem afinada, cantámos as janeiras no auditório da bilblioteca municipal. Participámos numa tradição com origens no tempo dos romanos. O mês de janeiro era considerado o mês do deus Jano, que significa “porta” ou “entrada”. Mais tarde, os cristãos incluiram nos cânticos autos pastoris que evocam o nascimento de Jesus Cristo e episódios com Ele relacionados.

No Algarve, as janeiras ou charolas (nome utilizado no sotavento algarvio) remontam a esses tempos longínquos, e em muitas aldeias do interior algarvio mantem-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração. São uma forma antiga de comemorar o ano novo e o dia de reis. As populações formam-se em grupos, que chegam a ter dezenas de elementos, cantam e animam as suas localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Por muitas vezes, são convidados a entrar nas casas, onde são oferecidos petiscos, filhoses, chouriço assado, vinho tinto, etc..

Os ensaios no Colégio permitiram um grande à vontade, que originou uma excelente intrepretação por parte de todos os alunos do Externato Menino Jesus.

DSC00359_1

Outras fotos disponiveis no álbum da atividade.